domingo, 18 de março de 2012

ESPAÇO DE FALA - CAMPANHA - por mais creche no Paranoá e Itapoã

A AUSÊNCIA DE CRECHES PÚBLICAS PARA O ATENDIMENTO DO INTERESSE SUPERIOR DAS CRIANÇAS DO PARANOÁ E ITAPOÃ
A Rede Social do Paranoá e Itapoã, grupo que agrega, associações, órgãos públicos, profissionais e moradores das comunidades do Paranoá e Itapoã vem a público manifestar sua indignação com a insuficiência de políticas públicas de educação infantil em creches e pré escola para crianças de 0 a 6 anos de idade nas comunidades do Paranoá e Itapoã. No Paranoá, o maior problema está ligado à disponibilidade de espaço, nesse sentido a Rede Social tem buscado soluções e nesse trabalho identificou a existência de verba liberada pelo Governo Federal para construção de creches, porém a obra não poderá ser executada enquanto não houver a disponibilização do terreno pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente para a Secretaria de Educação. No Itapoã a situação é a mesma, com o agravo na insuficiência também na pré-escola, sendo os espaços disponíveis insuficientes para atender a demanda existente na região.
A educação infantil é um direito garantido na Constituição Federal e dever do Estado Brasileiro atender, com absoluta prioridade. A Rede destaca que o grave problema da violência, enfrentado por essas comunidades, não pode ser considerada apenas uma questão relacionada às forças policiais, mas está diretamente ligada a deficiência nas políticas públicas na área de educação. É notório que um dos fortes indicadores do crescimento da violência está ligado à falta de educação e desenvolvimento integral de crianças nas idades iniciais. Outro ponto importante é o fato que muitas mulheres são impedidas de trabalhar e assim tentar garantir uma renda para a família, por ausência de uma creche pública de qualidade.
Pesquisas comprovam que o acesso ao pré-primário tem um grande efeito no desempenho dos alunos em testes de proficiência e na habilidade comportamental não cognitiva como atenção, esforço, disciplina, e participação. Estes estudos têm constatado que o aprendizado é mais fácil no início da infância do que mais tarde, e que nutrição e estímulos cognitivos no início da vida são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades no longo prazo. Os participantes dos programas de educação para a primeira infância apresentam maior propensão a frequentar a faculdade e menores taxas de delinquência e crime.
Diante de todo esse quadro de negação do direito à educação na primeira infância constatado no Paranoá e Itapoã convocamos toda sociedade a se manifestar a gestores e autoridades competentes defendendo que criança e seu direito a educação tem que ser prioridade absoluta!
Ato Público pela Destinação de Terrenos para Creches no Paranoá e Itapoã.

Campanha: No mínimo 4 creches em 2012, dinheiro tem o que falta é prioridade!

fonte: http://redeparanoaitapoa.wordpress.com/
- Telma Spagnolo

Um comentário:

  1. Para quem quer optar pela rede particular, há no Paranoá DF o Espaço de Recreação e Desenvolvimento Planeta Infantil (www.eplanetainfantil.com) Creche com Educação Infantil, do Berçario e maternal à pré escola. Recreação, informática,Oficina de Artes, Inglês, Higiene Bucal, Musicalização infantil, Pré escolar, Ballet, Capoeira, etc. Paranoá - DF 61 33690881 61 93767385

    ResponderExcluir