sábado, 24 de março de 2012

PEDAGOGIA SISTÊMICA - Abordagem

O sistema de educação, o sistema familiar e o sistema social encontram-se em constante interacção na sala de aula. Pedagogia Sistémica vem de encontro com a necessidade de gerar e fortalecer o vínculo entre os professores e os alunos incluindo o sistema familiar de origem.
A sistémica na área da educação facilita a observação do sistema como um todo. Atende todos os sistemas, sua interacção e o lugar de cada um dos elementos do sistema para uma maior funcionalidade.

A Pedagogia Sistémica promove a aprendizagem dos alunos mediante o trabalho conjunto com os pais de família, para educar de maneira conjunta escola e família.
A Educação Sistémica contribui em vários níveis:
- Na escola como organização: favorece a cooperação entre supervisores, directores, consultores, professores, alunos e famílias.
- Na escola como entidade educadora: enriquece as actividades de aprendizagem. Quando os conteúdos educacionais introduzem elementos familiares e sistêmicos, aprende-se mais facilmente.
- Na escola como âmbito democrático de convivência: potencia a inclusão, a resolução de conflitos e a participação na comunidade.
- Na escola como motor de melhoria contínua e aperfeiçoamento dos professores.
- Na escola e na família como factor de mudança na postura de profissionais na área do ensino, pais e alunos, a partir da aplicação das Leis Sistémicas Básicas. Tem sido utilizada hoje como um dos principais instrumentos de apoio à aprendizagem e administração de escolas na Europa e México.
- Nos órgãos públicos de atendimento à criança e ao adolescente auxiliando na reintegração dos mesmos na família, na escola e na sociedade.


Fundamentos conceituais da Pedagogia Sistémica
a) Constelações familiares
b) Fenomenologia
c) Teoria de Sistemas
d) Terapia familiar sistémica
e) Construtivismo
Problemas que soluciona
a) baixo rendimento escolar
b) falta de atenção na aula
c) disciplina na sala de aula
d) comunicação com o docente
e) integração familiar
f) formação axiológica
g) estruturação da jornada escolar
h) integração do grupo
i) formação docente
j) outros

Nenhum comentário:

Postar um comentário