sexta-feira, 18 de novembro de 2011

PROJETO ARTE E CIDADANIA concorre ao Prémio ANU 2011

O PRÊMIO

Idealizado e realizado pela CUFA – Central Única das Favelas – O Prêmio Anu tem como principal objetivo destacar ações de toda natureza desenvolvidas dentro de Favelas em todo território nacional que contribuam para o desenvolvimento humano e social desses espaços. Identificando ações que tragam um novo significado para esses territórios e novas formas de convivências chamando a atenção essas iniciativas que contribuem diretamente para a melhoria da vida dos moradores transformando assim o estigma destes espaços e suas populações em carisma, em incentivo e inspiração para a consolidação de uma sociedade mais justa.

O Prêmio Anu é muito mais do que um prêmio, mais que um símbolo, é o reconhecimento as ações desenvolvidas busca do sentimento de vitória dos que nasceram invisíveis por conta de sua condição social e fazem a diferença.

O surgimento da CUFA partiu desta busca, da crença no protagonismo de milhares de jovens invisíveis que hoje ganharam voz, identidade e respeito. A partir de 2001, insistimos e conseguimos aproximar a favela do asfalto, promovemos encontros acreditando que potencializar diálogos é a melhor forma de inserção. Ganhamos força política, pautamos, emponderamos e transformamos a vida de pessoas simplesmente lhes dando acesso ao que antes era intangível.

Em 2011 esta jovem organização, comemora 10 anos de existência formal e seguindo as comemorações, parabenizamos as Favelas de todo o Brasil pela luta em demonstrar seus valores, parabenizamos os atores sociais que interferem com qualidade de vida nas regiões em que trabalham, fundamentalmente, sobre a necessidade de equilíbrio entre os poderes que se exercem sobre cada espaço, parabenizamos aqueles que mediam a paz e são encarregados diariamente pela transformação social, educativa, esportiva das Favelas.

O Prêmio Anu 2012, com o tema "Parabéns pra você" vem para somar na grande celebração do aniversário de 10 anos da CUFA e faz dessa festa seu tema dessa edição. Nesses 10 anos a instituição trabalhou a fim de abrir espaços para as expressões artísticas que surgem nas áreas marginalizadas pelo mercado do entretenimento, educacional e do esportivo, contando a realidade a qual representa através de filmes, músicas, teatro, festivais. Demonstrando, de maneira concreta, o verdadeiro papel dessa organização na sociedade, pois essas expressões têm seu reflexo na formação da cidadania de jovens que vivem em zonas desfavoráveis, além de estimular sua auto-estima.

A CUFA se entrelaça com tantas outras ações realizadas em Favelas de todo o país no desejo de igualdade, liberdade, compromisso e valorização da vida humana. Assim o Prêmio Anu unirá todas essas iniciativas exaltando suas mobilizações e atitudes.

Acreditando na interação como a forma mais eficaz de integração social escolheu o Theatro Municipal para essa festa de cidadania, o mais nobre dos espaços do estado do Rio de Janeiro para justamente celebrar essa união.

Apesar de todos os seus estigmas as Favelas têm um século de histórias e realizações positivas que fazem parte da nação. Em meio ao momento singular de renovação dos movimentos sociais, o Prêmio Anu busca revelar aqueles que apesar das dificuldades interferem diretamente no dia a dia de suas comunidades com iniciativas para promoção do bem estar geral em busca da real integração social.


1ª Fase:

Grupo de colaboradores de vários segmentos da sociedade (empresários, artistas, esportistas, gestores públicos, cineastas, entre outros) escolherá as experiências em favelas que mais se destacaram em todos os Estados da Federação, mais o Distrito Federal. O critério de escolha é livre e se baseia no conhecimento de cada um dos jurados colaboradores sobre o assunto. Na ocasião poderão ser escolhidos iniciativas e projetos de pessoas, fundações, ONGs, empresas, clubes, enfim, toda e qualquer manifestação desenvolvida nesses espaços.

Esses jurados indicarão 10 (dez) iniciativas até 31 de outubro de 2011, sendo divulgadas as 05 (cinco) selecionadas no dia 18 de novembro de 2011.

2ª Fase:

Nesta fase, que se inicia em 18 de novembro de 2011, será escolhida uma única iniciativa por estado, através de voto popular online neste site. Esta fase da votação será encerrada no dia 31 de dezembro de 2011, às 12h, onde serão divulgadas as ações vencedoras.

3ª Fase:

A terceira e última fase da votação terá início no dia 07 de janeiro de 2012 e será feita também por meio do site. Por voto popular, será escolhido o melhor projeto do Brasil de 2011, cuja votação se encerrará 05 (cinco) horas antes do início da entrega da premiação no dia 29 de fevereiro de 2012.

Confira aqui a relação das 5(cinco) ações mais indicadas nos estados para concorrerem ao Prêmio Anu 2012!

Prepare-se para votação popular online, dia 25 de novembro!

Centro-Oeste - Distrito Federal:

Atendimento equoterápico a pessoas com deficiências - Realizador: Cavalo Solidário

Corte e Costura – Realizador: Associação Mãos que Criam

Sarau Samambaia Poética - Realizador: Markão Aborígine

Arte e Cidadania – Realizador: Instituto Paranoarte

Orquestra Popular Menino de Ceilândia - Cultura Popular

site: http://www.premioanu.com.br/in.php?id=acoes

       I - DAS REALIZAÇÕES E OBJETIVOS:

      A CUFA - Central Única das Favelas – promoverá a segunda edição do Prêmio Anu, que será entregue em cerimônia a se realizar no dia 29 de fevereiro de 2012 no Theatro Municipal do estado do Rio de Janeiro.


O Prêmio contemplará todos os estados do país onde, através de três tipos de indicações: Banco de dados – inscrições abertas no site, júri e voto indicado pelas CUFAS no Brasil. Nas duas etapas finais serão considerados somente os votos do público, assim, serão premiadas as iniciativas desenvolvidas dentro de favelas.


Os principais objetivos desta iniciativa são:
  • Valorizar e reconhecer publicamente iniciativas desenvolvidas em favelas e demais espaços em desvantagens sociais;
  • Incentivar organismos e indivíduos sociais a desenvolver projetos dentro dessas áreas, buscando o bem comum, auto-estima, trabalho, renda, qualidade de vida e equilíbrio social das comunidades na área geográfica de atuação;
  • Criar um banco de dados de Instituições, Fundações, ONGs, Empresas, Clubes, Pessoas Físicas e demais entidades que desenvolvam trabalhos neste segmento.
II – DAS DATAS


As etapas (discriminadas detalhadamente no decorrer deste regulamento) do Prêmio Anu acontecerão nas seguintes datas:


• 20 Setembro de 2011 – Prazo final da indicação dos jurados pelas CUFAS;
• 31 Outubro de 2011 – Prazo final para a indicação das 10 (dez) ações dos jurados;
• 11 Novembro de 2011 – Prazo final para as inscrições abertas no site.
• 18 Novembro de 2011 – Divulgação no site das 5 (cinco) melhores ações de cada estado;
• 25 Início da votação popular online para a melhor dentre essas 5 (cinco) de cada estado;
• 31 Dezembro de 2011 – Resultado das melhores de cada estado – Final Estadual;
• 07 Janeiro de 2012 – Início da votação popular (através do site) do melhor Nacional;
• 29 Fevereiro de 2012 – Resultado do melhor projeto do Brasil – Final Nacional; - Entrega da premiação estadual e nacional no Rio de Janeiro.


III – DO LOCAL DA PREMIAÇÃO


A entrega do Prêmio Anu acontecerá no dia 29 de fevereiro de 2012 no Theatro Municipal, cidade do Rio de Janeiro.


IV – DOS ESTADOS


As CUFA's instaladas nos diversos estados brasileiros deverão indicar seus jurados até 20 de setembro de 2011 com as seguintes informações:
  • Nome completo;
  • Telefone (residencial e/ou profissional);
  • Função/cargo profissional;
  • Endereço eletrônico (e-mail);
  • Release.
  • 10 ações indicadas pelos jurados.
  • Em 18 de Novembro de 2011 serão divulgadas as 05 (cinco) iniciativas mais indicadas, ocasião em que as CUFAs Estaduais ou as próprias Instituições deverão elaborar um vídeo institucional de cada uma das selecionadas e enviar por e-mail para a CUFA-RJ aos cuidados da produção (projetos@premioanu.com.br).

    A duração destes vídeos é de 3 minutos e o seu formado será divulgado posteriormente no site do evento.

    V – DOS JURADOS

    Cada Cufa Estadual indicará até 100 (cem) Jurados de vários segmentos da sociedade (empresários, artistas, esportistas, gestores públicos, cineastas, jornalistas, entre outros). Estes jurados escolherão as experiências em favelas que mais se destacaram em seus estados mais o Distrito Federal.

    A comissão organizadora do evento selecionará os jurados que participarão da premiação. É competência do corpo de jurados de cada Estado a indicação de 10 (dez) Iniciativas de acordo com o conhecimento individual.

    No dia 18 de novembro de 2011 serão divulgadas as 05 (cinco) melhores iniciativas do ano em cada estado, que serão expostas no site da premiação, como opções de voto para a próxima etapa sendo selecionadas da seguinte forma:

    Uma iniciativa escolhida do banco de dados, através do site.

    Três escolhidas pelos jurados de cada estado, entre as 1.000 indicadas.

    Uma iniciativa escolhida pela curadoria da CUFA nacional.

    VI – DOS INDICADOS

    O critério de escolha do Jurado é livre e se baseia no conhecimento do mesmo sobre o assunto, compreendendo o período de avaliação entre janeiro e outubro de cada ano. Poderão ser escolhidas Iniciativas/Projetos de pessoas físicas, fundações, ONGs, empresas, clubes, enfim, toda e qualquer iniciativa sociocultural desenvolvida dentro de comunidades ou favelas.

    As experiências que forem indicadas pelos jurados poderão ter patrocínio e apoio do Poder Público, mas os governos ou suas subsidiárias não poderão participar do processo de escolha. Ademais, nenhum projeto ligado as CUFAs nos Estados poderão participar da votação.

    Caso o Jurado possua ou participe de alguma iniciativa, esta não poderá ser votada pelo mesmo. Não serão contemplados, também, os projetos realizados fora desses espaços (favelas), ainda que sejam com o objetivo de atender aos moradores da mesma.

    VII – DO SITE E BANCO DE DADOS

    O site (www.premioanu.com.br) possuirá todas as informações necessárias sobre o Prêmio, além de ser a única ferramenta para eleição das iniciativas/projetos vencedores. O banco de dados consiste numa ferramenta onde Projetos socioculturais poderão se cadastrar e esses dados servirão para mais uma opção de ser escolhido no seu estado.

    Os projetos cadastrados através do site não têm qualquer vinculação com a premiação ou com a CUFA, se não selecionados.

    VIII – DA ETAPA ESTADUAL

    1 - Três iniciativas serão escolhidas através dos votos dos jurados. Cada jurado (dos 100 de cada estado) indicará 10 ações, as quais serão mensuradas as mais citadas entre eles.

    2 - Uma iniciativa será escolhida pelo banco de dados, atravês do site a partir das inscrições dos projetos.

    3 - Uma iniciativa escolhida pela curadoria da CUFA Nacional.

    As 05 (cinco) selecionadas a partir dos critérios acima descritos serão divulgadas no dia 18 de novembro de 2011.

    Nesta fase, que se inicia em 25 de novembro de 2011, será escolhida uma única iniciativa por estado, através de voto popular pelo site www.premioanu.com.br

    A votação será encerrada no dia 31 de dezembro de 2011, às 12h, onde serão divulgadas as iniciativas vencedoras em cada estado.

    Os vencedores do Prêmio Anu de Ouro, que consiste nos vencedores das etapas estaduais, serão convidados a participar da festa de entrega do Prêmio no Theatro Municipal - Rio de Janeiro, no dia 29 de fevereiro de 2012.
        IX – DA ETAPA NACIONAL


 Os vencedores estaduais estarão automaticamente participando da etapa Nacional. Nesta fase, que se inicia em 07 de Janeiro de 2012, através de voto popular pelo site www.premioanu.com.br, onde cada um dos internautas poderão votar em três das vinte e sete iniciativas concorrentes, e quem obtiver o maior número de votos será considerado o "projeto destaque de 2011 " . A Festa de entrega das estatuetas de ouro, para os melhores projetos do Brasil será no dia 29 de Fevereiro de 2012 no Theatro municipal do Rio de Janeiro.


E o melhor projeto do ano recebe Prêmio Anu Preto como a melhor iniciativa brasileira em 2011.


       X – DA PREMIAÇÃO


A premiação ocorrerá no Theatro Municipal, em 29 fevereiro de 2012 e contará com a participação de todos os vencedores estaduais, além de convidados especiais que de alguma forma influenciam e atuam no cenário de combate a desigualdade social.


Os grupos que se apresentarão no Prêmio são escolhidos pela comissão organizadora, e estes devem pertencer a algum movimento social desenvolvido dentro de favela.


A premiação entregará o troféu “Anu de Ouro” às iniciativas vencedoras de cada estado, e contemplará o troféu “Anu Preto” para a iniciativa que mais se destacar em todo o país.


       XXI - DISPOSIÇÕES GERAIS


A organização do evento disponibilizará passagem aérea, hospedagem e translado para o representante da iniciativa estadual vencedora. Todos os casos omissos não previstos nesse regulamento serão analisados e resolvidos pela comissão organizadora


* Regulamento sujeito a alterações sem aviso prévio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário