quarta-feira, 2 de novembro de 2011

CONVITE AOS TERAPEUTAS COMUNITÁRIOS


Queridos terapeutas comunitários,

Estamos lançando na rede Abratecom o Projeto do Livro TCI e Saúde Mental. A idéia é atingir os terapeutas comunitários que desenvolvem  a Terapia Comunitária e que se interessem em escrever sobre a TCI e a Atenção à Saúde Mental.

Em anexo segue o Guia Editorial. Pedimos a todos que emitam suas sugestões de temas ou se proponham a escrever algum dos capítulos citados no Guia.

Me coloco a disposição para troca de idéias e o recebimento de sugestão.

Abraços,
Adalberto Barreto

Henriqueta Camarotti - henriquetac@gmail.com


Terapia Comunitária Integrativa e a Saúde Mental

GUIA DE EDITORAÇÃO

Publicação autônoma do MismecDF
Conselho Editorial: (em formação)

O presente Livro pretende realizar um diálogo entre a Terapia Comunitária Integrativa, a Saúde Mental e os referenciais teóricos com os quais se relaciona. A partir dessa relação, pode-se ampliar estes temas de forma a sintonizar sempre com os princípios que eles carreiam.
O recebimento dos capítulos terá como data limite o dia 30 de maio de 2012.
1 - ORIENTAÇÕES QUANTO AOS TEXTOS:
A.   Este Livro se propõe a aprofundar a relação entre TCI e a Saúde Mental, indo desde a análise histórica nacional e internacional da Reforma Psiquiátrica e compreensão da loucura até as práticas e serviços preconizados pela política de saúde mental no Brasil.

B.   No estudo e aplicação da Saúde Mental existem algumas linhas, visões ou abordagens que passam pela concepção manicomial, restritamente biológica ou conceituamente limitada. É muito importante para os organizadores desta obra que os capítulos estejam sintonizados com os princípios da Reforma Psiquiátrica pois este abrange as interconeções disciplinares no sentido de ver o ser humano como uma integração dos vários aspectos biológicos, psicossociais, ambientais, culturais, espirituais, etc.  

C.    Nesta obra adotaremos referências conceituais que são fundamentais para Saúde Mental no viés da Reforma Psiquiátrica, são elas:
1-   História da psiquiatria no Brasil e no mundo
2-   Reforma Psiquiátrica
2- Movimento da Luta Antimanicomial no Brasil
3- Política de saúde mental do Ministério da Saúde
4- Movimentos sociais de luta pelos direitos e cidadania ativa. Integração da saúde mental com as várias lutas pelos direitos.
5- Visão humanitária da saúde mental
6- Compreensão filosófica da loucura (Foucault)
7- Equipe multiprofissional e postura interdisciplinar em saúde mental

D.  Os capítulos deverão ser preferencialmente teóricos, privilegiando a articulação entre a prática e a teoria da TCI com as áreas da saúde mental.  Exemplo: Reforma Psiquiátrica e TCI. O autor pode até incluir um relato de experiência desde que contextualiza esse relato na compreensão teórica e o enriqueça com os conhecimentos que o permeia.

E.   A proposta é trazer para o texto o diálogo entre os vários autores que refletem e  produzem sobre a saúde mental e a TCI.

F.   Acreditamos que a TCI precisa alargar suas fronteiras e se inserir no mundo acadêmico de forma construtiva e includente. Os autores devem incluir no texto referências compatíveis com a saúde mental e a TCI. Essas referências devem ser no mínimo em numero de seis para cada tema. Esta exigência se deve a proposta do livro ser uma fonte de pesquisa e consulta para o aprofundamento da relação TCI-saúde mental. Pretende-se que esta obra possa funcionar como material complementar nas práticas de TCI em serviços de saúde mental.

G.  É uma condição para publicação do capítulo que o mesmo não tenha sido publicado e não seja simultaneamente submetido ou publicado em outro lugar;

H.  As referências seguirão as normas de publicação da ABNT (em anexo). Exemplo: CAMAROTTI< M. H., FREIRE, T. C. , BARRETO, A. P. Terapia Comunitária Integrativa sem Fronteiras: Compreendendo sua interfaces e aplicações. Brasília. 2011.

I.     Os autores devem preencher a carta de intenção, em anexo, e enviá-la para:  henriquetac@gmail.com, juntamente com o capítulo

2     ORIENTAÇÕES SOBRE OS TEXTOS:

Ø  Pedimos que os autores nos enviem um Projeto do Capítulo contendo o título (mesmo que provisório), um resumo da proposta, os tópicos que irão desenvolver e as referências bibliográficas que pretendem consultar, até a data de 30 de março de 2012.
Ø  Os capítulos devem conter temas relacionados a Saúde Mental e suas interfaces com a TCI mantendo sempre as referências acima descritas.
Ø  Aprofundamento teórico sobre o assunto proposto e sua relação com os princípios e práticas da TCI.
Ø  Utilização de autores (no mínimo 6 referências) ligados ao assunto saúde mental, segundo as referências teóricas adotadas pelo livro (lista em anexo), e no mínimo 6  referências relacionadas a TCI (sugerimos o uso de textos sobre TCI publicados pelos terapeutas comunitários da Rede, vide lista em anexo.
Ø  Os organizadores se reservam o direito de sugeri modificações no sentido de adequar o capítulo às referências adotadas pelo livro como também de profundidade, explicitação do pensamento.
Ø  Com o objetivo de enriquecer o texto, os organizadores poderão sugeri algumas bibliografias dentro da proposta do temário do livro.
Ø  Os organizadores se reservam o direito de solicitar modificações no texto desde que se adeqüem a escrita correta compatível com a proposta do livro.


3     ORIENTAÇÕES QUANTO À FORMATAÇÃO:
A.   Papel: Tamanho A4 (21 x 29,7cm). O manuscrito deve ter no mínimo 10 páginas e no máximo 15, incluindo o corpo do texto, as Referências bibliográficas as Tabelas, Figuras e Anexos;
B.   Fonte: Bookman Old Style, tamanho 12, ao longo de todo o texto, incluindo referências, notas de rodapé, tabelas, etc.
C.   Margens: 2,5 cm em todos os lados (superior, inferior, esquerda e direita);
D.  Espaçamento: espaço 1,5 ao longo de todo o manuscrito, incluindo o Corpo do Texto, Referências, Anexos, etc.
E.   Alinhamento justificado;
F.   Recuo da primeira linha do parágrafo: tab = 1,25cm
G.  Se utilizado links e páginas da web, todos os endereços "URL" no texto deverão estar ativos, ex.: http://www.mismecdf.org.br;
H.  Ordem dos elementos do manuscrito: Carta de Intenção identificada (com mini currículum de todos os autores), Corpo do Texto, Referências bibliográficas, Anexos, Notas de Rodapé, Tabelas e Figuras. Inicie cada um deles em uma nova página.
I.     Os manuscritos deverão ser enviados, por email, em formato DOC OU DOCX.

Qualquer dúvida, por favor, entre em contato conosco pelos emails indicados.
A Comissão Organizadora
Maria Henriqueta Camarotti
Adalberto Barreto

TERAPIA COMUNITÁRIA INTEGRATIVA E SAÚDE MENTAL
Queridos amigos e amigas, companheiros da TCI
Estamos lançando novo projeto de organização de um Livro sobre TCI, desta vez sobre a relação desta com a Saúde Mental.
Abaixo estão listados alguns temas que vocês podem se candidatar a escrever um capítulo ou então sugeri um outro tema dentro da proposta do livro. Essas sugestões de temas poderão ser escrita por você ou deixar para  outro autor. Acredito que existam outras sugestões de temas, peço colocar suas idéias.
Se você tiver algum interesse em fazer parte desse projeto nos contate.
Qualquer sugestão entrar em contato conosco henriquetac@gmail.com    
                                                      

Títulos
Proposta para autor
               email   

Reforma psiquiátrica – Luta antimanicomial no Brasil
Roberto Tykanori
MS


Reforma psiquiátrica e TCI

Henriqueta Camarotti


TCI e a rede de saúde mental




TCI e CAPS




TCI e CAPS ad

Julia Camarotti
Maria Cecília


TCI e alcoolismo




TCI e dependência a álcool e outras drogas




A TCI como promoção da saúde mental e prevenção de doença




Relação do binômio saúde-doença mental e a TCI








Relações de poder, saúde mental e a TCI




Compreensão da doença mental e TCI




Equipe multiprofissional na saúde mental e TCI




Resiliência saúde mental e TCI

Henriqueta Camarotti



Saúde mental do trabalhador e TCI




Etc.....




Saúde Mental Comunitária e TCI




Saúde Mental nas relações escolares e a TCI




A TCI e a construção de Redes Sociais Pessoais: um recurso para promover a saúde Mental.

Miriam Barreto







Nenhum comentário:

Postar um comentário