quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Pacatuba inova na Educação com Terapia Comunitária INTEGRATIVA

Trabalho de Terapia comunitária em Pacatuba é premiado internacionalmente


Publicado em 31/05/2012 - 6:16 por
 
O trabalho “I Formação em Terapia Comunitária Integrativa com Ênfase na Educação”, aplicado em Pacatuba, e elaborado pela mestra e coordenadora da Escola de Saúde Pública do Ceará, Miriam Rivalta Barreto, foi o único trabalhado premiado no Brasil na categoria no III Concurso Ibero – Americano de Boas Práticas de Promoção da Saúde no Contexto Escolar, promoção da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS), Organização Mundial de Saúde (OMS), Proinapsa e Universidade Internacional de Santander – Colômbia. A divulgação ocorreu este mês.
Surgida de forma pioneira no Ceará, a Terapia Comunitária é uma metodologia, hoje, aplicada em vários países. Atualmente, são 35 educadores da rede municipal de educação de Pacatuba, que estão em formação, realizando 24 rodas de terapia semanalmente nas diferentes escolas do município, com crianças, adolescentes, adultos – alunos do Educação de Jovens e Adultos(EJA)-, pais, mães, gestores, professores, motoristas, outros. A formação é uma promoção da Secretaria Municipal da Educação de Pacatuba. Ressalte-se que o Núcleo de Abordagem Sistêmica da Secretaria de Educação iniciou em 2008 ações de Terapia Comunitária.
Mirian Rivalto Barreto disse que é um projeto que articula saúde com o projeto político-pedagógico, “onde a escola sinaliza que está indo além do conteúdo programático, está vendo o ser humano em sua totalidade”. Além de promover o bem-estar físico, mental e social, e coletivo.
“Pacatuba está mostrando que vê que o ser humano tem potencialidade e que todos, agindo juntos, pode-se contruir uma rede de ajuda, articulando a comunidade para promover a solidariedade.
Beneficiados
A Secretaria de Educação de Pacatuba beneficia hoje, aproximadamente, 5 mil crianças com o trabalho de Terapia Comunitária. “Ela consiste em trabalhar o eu de cada um. É preciso a gente se conhecer melhor para conhecer o outro. E essa providência é importante inclusive na luta contra o Bullying”, destaca a coordenadora do Núcleo de Abordagem Sistêmica da Secretaria, Liduína Cavalcante. Segundo a coordenadora, Pacatuba é o primeiro município do País a inserir essa atividade na Escola, contemplando professores, alunos e demais profissionais. “O professor não trabalha só com a informação, mas com o corpo todo”, destacou ela.
Oportunidade
Para a diretora da Escola Ana Albuquerque Campos, Euda Monteiro, o projeto trouxe uma oportunidade para que os profissionais da educação conhecessem melhor a vida dos alunos, de como eles vivem, de que precisam. “É uma troca, você fala, você escuta as necessidades de estudantes, dos pais, da família”. E como resultado, a mudança no comportamento dos jovens. “Eles ficaram mais disciplinados, melhorou a autoestima, estão mais abertos para conversar e também escutarem conselhos”, completou.
A promoção do trabalho é da Secretaria Municipal de Educação, a realização é do Centro de Estudo e Pesquisa da Família e da Comunidade, sob a coordenação de Mirian, e conta com o apoio do Movimento Integrado de Saúde Mental Comunitária do Ceará.
Outros países que ganharam esse prêmio: Argentina, Colômbia e Equador.
EVELANE BARROS
SUBEDITORA DO REGIONAL


Publicado em 04/10/2011 - 7:03 por
 
Qualificar o ensino público por meio da solução de conflitos e no aumento da autoestima. Esses são os objetivos do Programa de Terapia Comunitária Interativa, que vem sendo desenvolvido em Pacatuba, por meio da Secretaria de Educação. Esta semana, por ocasião dos festejos de emancipação do Município, a atividade será intensificada em todas as 33 unidades de ensino.
O projeto é baseado no Programa de Terapia Comunitária e Interativa, concebida pelo psiquiatra Adalberto Barreto. Dividida em cinco módulos, a expectativa é que todo o ciclo esteja concluído até março de 2012 em todas as escolas infantis e de Ensino Médio.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Abordagem Sistêmica da Secretaria, Liduína Cavalcante, não há necessidade de se concluir todo o programa para a obtenção de resultados. Ela explicou que a cada módulo há o funcionamento de uma metodologia prática, que pode ser aplicada no dia a dia de alunos, pais e professores. “A Terapia Comunitária consiste em trabalhar o eu de cada um. É preciso a gente se conhecer melhor para conhecer o outro”, destaca. Ela diz que a cada reunião os participantes trocam experiências sobre como vencer as dificuldades do cotidiano, desde as pequenas intrigas aos problemas mais graves, envolvendo a sociabilidade e o rendimento escolar dos alunos.
Segundo a coordenadora, Pacatuba é o primeiro Município do País a inserir essa atividade na Escola, contemplando professores, alunos e demais profissionais. “O professor não trabalha só com a informação, mas com o corpo todo”, destaca. A terapia já existe na Escola Clóvis de Castro Pereira (Ceru).
 
Seleção
O curso, que teve início no fim de setembro, contando com aulas de teoria, prática, vivência e estágio. Todos os participantes são professores concursados. Cerca de 30 professores foram pré-selecionados.
Na primeira reunião sobre o projeto, houve a palestra de Mírian Barreto, representante do Movimento Integrado de Saúde Mental e Comunitária do Ceará. “Esse foi o primeiro passo. A ideia agora é formar os nossos professores para levarem essa atividade extra às escolas”, disse a secretária de Educação, Ana Kelly Pinto Cavalcante. Ela conta que a ideia surgiu da necessidade de se buscar alternativas não convencionais que implicassem no melhor rendimento escolar.
“São alternativas de baixo custo e eficientes nos seus objetivos, porque trabalha com sensibilidades, percepções e troca de experiências”, disse Ana Kelly. Ela acredita que até março do próximo ano, todas as escolas estejam já utilizando essa metodologia e demonstrando resultados significativos no aprendizado do aluno.
Para a secretária Ana Kelly Pinto Cavalcante, “a Terapia Comunitária integrativa ajuda não só os profissionais da educação, mas também a comunidade, a compreender que o saber científico e o saber popular caminham juntos”.
 
Distritos
 
O trabalho abrangerá, desse modo, a sede, e ainda os distritos de Jereissati, Pavuna e Monguba. A metodologia será aplicada ainda para os pais de alunos com necessidades especiais e ainda dos Alunos da Escola de Jovens e Adultos (EJA).
Segundo a coordenadora Liduína Cavalcante, a providência é importante inclusive na luta contra o Bullying, termo que se refere a formas de convivência agressivas, sejam elas verbais ou físicas.
O Núcleo de Abordagem Sistêmica da Secretaria de Educação iniciou em 2008 o projeto inicial de Terapia Comunitária. No modelo realizado até agora, vem acontecendo encontros aos sábados com o intuito de trabalhar a inteligência emocional dos educadores do Município.
A terapia dispõe de dinâmicas como relaxamento, meditação, terapia comunitária, música, biodança, entre outros. Compõem o núcleo desde psicóloga a fonoaudióloga, bem como pedagogas e psicopedagoga.
 
Humanização
 
De acordo com Liduína Cavalcante, a ideia é trabalhar a humanização dos profissionais para que eles possam desempenhar ainda melhor suas relações de trabalho, permitindo inclusive uma maior interação com os alunos.
Ela lembrou que essas atividades serão intensificadas esta semana, em vista das comemorações do aniversário do Município, que dia 8 completa 142 anos de criação.
Liduína explica que esse esforço será reforçado esta semana, também com intuito de promover um sentimento cívico da população com a festa do Município. Daí que cerca de 35 profissionais irão percorrer as escolas municipais já para difundir o projeto de Terapia Comunitária e Interativa.
“Nós vamos realizar esse trabalho de modo mais intenso nesse período, entretanto, sabemos que os resultados muito rapidamente serão apresentados. Isso significa que nossos esforços serão compensados, a partir da sensibilidade e determinação em oferecer uma escola de boa qualidade para o aluno”, afirmou a coordenadora.

 

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