segunda-feira, 16 de abril de 2012

CURSO DE TERAPIA COMUNITÁRIA 2012




O QUE É TERAPIA COMUNITÁRIA INTEGRATIVA?

A Terapia Comunitária Integrativa foi desenvolvida no Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará sob a coordenação do antropólogo e psiquiatra, Prof. Dr. Adalberto de Paula Barreto. Define-se como uma abordagem centrada na saúde e não na doença, nas possibilidades e não nas dificuldades, tendo as competências de cada pessoa e de cada sistema como alavancas para a mudança de qualidade de vida. Apresenta-se como uma abordagem efetiva e promissora para a imensa demanda por serviços de atenção e cuidado.
Seus objetivos são:
  1. Valorizar e reforçar o papel do indivíduo, da família e da rede de relações para que possam descobrir seus valores e competências;
  2. Favorecer o desenvolvimento comunitário, prevenindo e combatendo as situações de exclusão dos indivíduos e das famílias por meio da restauração e fortalecimento dos vínculos sociais e afetivos;
  3. Tornar possível a comunicação entre as diferentes formas do saber popular e saber científico e intervir nas determinantes sociais da saúde, em especial na redução do estresse e ampliação do apoio social.
É uma tecnologia social que pode ser aplicada a diferentes contextos e realidades. Se adequa às diferentes realidades e comunidades com recursos limitados, pois, não exige infra-estrutura material, não depende de formação de especialistas, e, reconhece e potencializa os recursos oriundos da população.

A Terapia Comunitária e suas ações complementares incentiva a corresponsabilidade na busca de novas alternativas e promove mudanças fundamentadas em três atitudes básicas: acolhimento, formação de vínculos e fortalecimento das pessoas. Parte do princípio de que a vida em grupo depende do que é comum, as linguagens, os costumes, a maneira de viver e os métodos de enfrentamento dos problemas e resgate dos valores culturais. É uma proposta que reacende os referenciais das rodas de conversa, do mutirão para festejar e das comemorações dos vários ciclos de vida; referenciais perdidos com o crescimento das cidades; é o advento de um novo modo de viver que supera o individualismo e busca de soluções coletivas.

A TCI valoriza o indivíduo partindo da premissa freiriana, ou seja, acredita que as pessoas possuem recursos pessoais, sociais e culturais para lidar com seus problemas e de encontrar soluções. Ao se basear na pedagogia de Paulo Freire, na antropologia cultural, pensamento sistêmico, resiliência e na teoria da comunicação, propõe múltiplos olhares, pois estimula a convivência com a diversidade, com as diferenças e com as várias formas de enfrentamento das dificuldades. 

Movimento Integrado de Saúde Comunitária do Distrito Federal
SCLN 107 Bloco A Sala 73 - Subsolo - Asa Norte - Brasília/DF
CEP: 70743-510 - Telefone: +55 61 3347-8563

Nenhum comentário:

Postar um comentário