terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Espaço Coletivo - Rolando Lazarte

Reconexão da pessoa humana
Por em 21/01/2013

Como o que faço hoje se enraíza na minha história de vida? (1) Hoje pensava nisto, enquanto ia caminhar à praia. Em seguida, comecei a conectar alguns atos, o próprio ato de caminhar, com fatos do meu passado. Respirar, olhar para as pessoas, para o céu, as nuvens. Tudo se conectava com meu passado. Caminhar, em particular, tem uma conexão muito forte com a minha vida.
Peguei pelo calçadão, e esta pergunta fora se tornando uma afirmativa: como o que faço hoje se conecta com a minha história de vida! O que faço, o que escrevo, o que penso, o que sinto, as pessoas com quem interajo, estão fortemente conectados com meu passado. Em particular, pensava naquele momento, com coisas que quis e que fiz emquanto estudante de sociologia em Mendoza, Argentina, nos anos 1970 a 1973.
O que hoje faço como terapeuta comunitário, como escritor, como sociólogo, como pessoa, tem tudo a ver não somente com esses sonhos juvenis, de uma sociologia a serviço da libertação, como, ainda mais, a minha própria vida, a totalidade do que sou, é um encaixe perfeito com toda a minha trajetória vital.
Na hora em que senti isto, veio uma alegria profunda, uma tranquilidade e paz. Uma sensação de unidade. Me dei conta, então, que a pergunta pela conexão dos atos com a história de vida, não é apenas uma pergunta: ela tem a força e o poder de uma afirmação.
(1) Pergunta feita na vivência “A arte de cuidar”, criada por Adalberto Barreto.
Rolando Lazarte, sociólogo, terapeuta comunitário, escritor. Membro do MISC-PB/Movimento Integrado de Saúde Comunitária da Paraíba, e do GEPSMEC-Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental Comunitária da UFPB. Acesse os blogs http://rolandolazarte.blogspot.com/ e http://rolandolazarterapeutacomunitario.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário